Feed - Notícias - Resumo

sábado, 23 de janeiro de 2010

O que aguarda o Campeão Olímpico?

Olá a todos!

Aquele que até há bem pouco tempo era tido como o “melhor wrestler da atualidade”, soberano no reino da TNA e cabeça de cartaz da grande maioria dos PPV’s da empresa agora enfrenta uma mudança de personagem e, talvez mais difícil ainda de compreender, uma mudança no seu caminho.

Kurt Angle, até mesmo dentro do seio da empresa, já não é o “melhor wrestler da actualidade”, já tem de dividir esse posto com o actual campeão, AJ Styles. A divisão é justa pois AJ é, de facto, o wrestler mais em voga, pelo menos dentre as empresas que acompanho (WWE e TNA) e aquele que tem maior capacidade de arrancar bons combates seguidos, independente do adversário, parece, a meus olhos, ser quem herdará o título do HBK de “wrestler capaz de fazer um grande combate até com um cabo de vassoura”. A divisão é justificada pela vontade de fazer de AJ um campeão sólido e credível, mostrando-se a TNA mais competente a fazê-lo do que aquando da tentativa falhada de alcançar o mesmo objectivo durante o reinado de Samoa Joe. Ao que parece, felizmente, Hogan enxerga AJ como o futuro. Felizmente!

Bem, voltando ao tema principal do artigo, não foi apenas o título de “melhor da actualidade” que Angle perdeu, perdeu também o seu estatuto de atleta mais importante da companhia, tanto com a chegada de Hogan quanto com a aposta em AJ, perdeu o controlo criativo que, a certa altura, pareceu exercer na TNA e, o pior de tudo, perdeu o rumo de sua personagem quando, quase sem explicações, a stable “Main Event Mafia” desapareceu, talvez apenas para dar lugar a nWo geriátrica, e fez um face turn algo forçado.

Que saudades deste Angle

Hoje, apesar de ainda ser publicitado como “um dos dois melhores wrestlers da actualidade”, é uma figura baça dentro do plantel da TNA. Não é mau como antes fora, não tem as costas quentes como antes tivera, não parece ser intenso e perigoso como já se mostrara e apenas aparece como wrestler puro, não aparece mais com o microfone na mão para roubar tantos minutos do iMPACT!. Angle não é mais “A” figura da TNA, é apenas um wrestler por excelência. A mudança seria positiva caso não tivesse sido feita de maneira tão repentina, essa mudança de atitude do Angle, admito, deslocou-me um pouco da personagem, acho que retirou-lhe alguma credibilidade, o que pode ser prejudicial já que o principal objectivo deste combate contra AJ é credibilizar o campeão. Enfim…

Certamente que o combate que encabeçará o Genesis será de excelente nível, apenas me pergunto se conseguirá alcançar o nível de excelência estabelecido por esses mesmos atletas quando se defrontaram no Hard Justice de 2008. A dúvida não é tanto por causa de AJ mas por Angle que não está mais no seu melhor momento. Continua excelente, e o combate com Desmond Wolfe prova-o, porém não sei se terá a capacida de superar o combate já citado, pelo menos tendo em conta o combate que teve com AJ no iMPACT! em directo, certamente um combate de nível de PPV mas não do nível do que ambos tiveram no HJ 08. Resta aguardar.

Então temos, para o lado de Angle, uma mudança súbita na condução de sua personagem aliada a uma derrota praticamente certa contra AJ Styles.

Sendo assim, o que resta para o campeão olímpico?

Penso que é chegada a hora de fazer o mesmo que fez no período que antecedeu a sua saída da WWE, credibilizar e preparar novas estrelas.

Existem no plantel da TNA 6 atletas com total capacidade de serem o rosto da empresa no futuro, apenas precisando de uma chance e de um push sólido, são eles: AJ Styles, que tem recebido forte credibilização por parte da empresa, Samoa Joe, que ainda pode ser um grande campeão, apesar de ter tido um mau reinado, Matt Morgan que está prontíssimo, Desmond Wolfe que apenas precisa de um push forte, acontecendo o mesmo com D’Angelo Dinero e Hernandez.

E, caso se confirme a chegada, não podemos desprezar Mr. Kennedy que, até hoje, apenas viveu de potencial, faltando confirmá-lo.

Tirando AJ, que já está no topo, todos os restantes devem ser bookados com extrema inteligência e existe maior demonstração de inteligência do que colocá-los frente a Angle?

Por mais que, pelo menos ao meus olhos, Angle não esteja tão forte como antes, ainda tem qualidade suficiente ser parte importante no push de qualquer desses atletas. Apesar de ter saído derrotado, como Wolfe pareceria mais forte e preigoso, estando ainda invicto após ter derrotado apenas jobbers e mid-carders ou travando dura feud com Angle? Na minha opinião, a resposta é óbvia.

Restará a equipa criativa saber ver no Angle o instrumento ideal e o Angle aceitar ser uma peça instrumental nesse processo de pushes sucessivos.

Assim, concluo que o futuro de Angle tem de passar forçosamente por vincular o seu futuro ao futuro da prórpia companhia. Ele já desempenhou seu papel fundamental no crescimento da empresa quando chegou e reinou, agora está na hora de continuar ajudando e a única forma de fazê-lo é preparando estrelas para carregar a companhia num futuro que não parece ter de estar tão longe assim.

Até a próxima!

PS: Nasty Boys, Orlando Jordan e a nova encarnação do Val Venis são assim tão importantes para a TNA? A meu ver, são apenas peças necessárias para inchar a folha salarial da empresa, nada mais.

Um comentário: